Dicas

[ATENÇÃO]: Quando for Comprar o Seu Sofá, Leve este Check List e Faça uma Compra Consciente!

Por  | 

O que poderia ser mais agradável do que cochilar em um Sofá numa tarde abafada de verão, com um ventilador de teto girando preguiçosamente sobre você? Os Sofás são amplos assentos estofados que são projetados para se sentar, deitar e como resultado, relaxar o corpo.

A maioria dos modelos de Sofás têm, geralmente, uma volta e dois braços e são largos o suficiente para acomodar três ou quatro pessoas sentadas ou uma pessoa no modelo de sofá reclinável.

Na maioria das vezes, o Sofá é a maior peça de mobiliário em sua sala de estar, e pode definir o tom para toda a sala. Então, quando você sair para comprar um Sofá, certifique-se de selecionar o modelo certo para o seu espaço. Se o espaço é limitado, você pode querer considerar um Sofá de 2 Lugares, que é grande o suficiente para acomodar duas pessoas.

sofa 2 lugares azul

Definindo o Orçamento, Tamanho e Estilo do Sofá

Antes de começar a olhar um Sofá, você deve definir o seu orçamento. Quanto você pode dar ao luxo de gastar em um Sofá? Em seguida, você deve medir o seu espaço disponível e determinar o tamanho do Sofá que vai caber neste espaço. Por fim, decidir qual modelo você quer. Pergunte a si mesmo coisas como:

  • Qual o tamanho do Sofá que eu quero?
  • Preciso de um Sofá-Cama para os visitantes?
  • Eu prefiro couro ou tecido de algodão?
  • Eu gosto de almofadas fixas ou soltas?
  • Eu quero e tenho espaço para um Sofá Reclinável?
  • Qual cor de Sofá complementaria a decoração da sala?

Liste seus requisitos essenciais e as suas preferências de modo que você possa começar a diminuir as suas opções.

Características da Fabricação do Sofá

fabricação de sofá

Uma vez que você começou a fazer as compras e diminuiu as suas opções de Sofá, é preciso verificar a qualidade dos Sofás que você está interessada, afinal, você não vai querer levar um Sofá como este aí em cima! 🙂

Procure Conforto

Sente-se, deite e coloque os pés para cima. Utilize-o como se estivesse em sua casa, relaxando depois de um longo dia de trabalho. Você pode se sentir uma boba deitada em um Sofá numa loja de móveis, entretanto, é melhor descobrir que o Sofá é desconfortável antes que ele seja entregue em sua casa, evitando assim, dores de cabeça desnecessárias.

Teste as molas

Pergunte ao vendedor sobre a construção interna do sofá.  Se ele tem molas, procure senti-las através do estofamento para ver se elas estão juntas e firmes.

Verifique a Estrutura do Sofá

Garanta que a estrutura é feita de madeira maciça e durável. Madeiras macias, como o Pinus, pode oscilar ou deformar depois de vários anos. Porém, com a questão da sustentabilidade em alta hoje em dia, a maioria das fábricas utilizam madeira reflorestada de Pinus ou Eucalipto.

estrutura sofa madeira reflorestada

 

Dica de Mestre: Para testar a força da estrutura, levante um dos cantos da frente do Sofá seis centímetros do chão. O outro canto da frente deve subir muito. Se isso não acontecer, a estrutura não é rígida o suficiente.

Você também quer uma estrutura cujas articulações estão ligadas por cavilhas de madeira, blocos de canto de madeira ou suportes e parafusos de metal. Não compre um Sofá em que a estrutura é montada apenas por grampos, pregos ou cola.

Observe as Pernas

Procure Sofás com pernas embutidas sólidas que serão resistentes e de longa duração. Confira também os pés do Sofá, se são de metal resistente ou tem um bom acabamento em madeira maciça.

Pergunte sobre os Recheios (espumas) do Estofado

Espuma de poliuretano e fibra de poliéster são baratos, mas podem não resistir a uma utilização constante. Espuma de Alta Resiliência é mais cara, porém, mais duradoura. Procure utilizar espuma D33 no assento e D23 nos braços e no encosto do Sofá.

espuma D33 para sofá

Examine o Tecido

Todos querem um tecido que é durável e que combine com a decoração! Couros naturais e algodões podem ser bonitos, mas também são os mais difíceis de limpar, depois de alguns anos de uso. Se você tem animais de estimação ou crianças, você tem a opção de tecidos de micro fibra.

Enfim, depois de analisar esses detalhes essenciais de conforto e durabilidade, não se esqueça de escolher um Sofá que é dimensionado de forma adequada para você e sua família e que combine com o estilo de decoração da sua casa.

Ao passar um pouco de tempo analisando a qualidade do Sofá antes de comprá-lo, você terá grandes chances de escolher um Sofá que você e sua família poderão desfrutar por 10 ou 20 anos.

  • Emily Regina Baldassi

    OLÁ, Tudo bem ?
    Eu queria saber quanto que fica o preço total desse sofá ?

  • isabel

    Boa tarde
    Eu queria um estofado de três lugares numa espuma firme e a altura um pouco maior , pq a pessoa alta e de mais idade tem dificuldade de levantar da poltrona baixa